terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Ricardo Bomeny do Bob´s

Com uma história de 50 anos essa empresa é uma das maiores e mais bem sucedidas franquias em atuação no Brasil, reconhecida nacionalmente por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro, vendendo seus saborosos hambúrgueres e sundaes, além do tradicional e inigualável milkshake de ovomaltine.
O sistema de franquia foi iniciado na década de 80 e hoje a rede é formada por mais de 500 lojas em 23 estados. Além disso, possui o Selo de Excelência em Franchising da ABF – Associação Brasileira de Franchising a mais importante instituição do setor no país.
Seu slogan é de dar água na boca: Gostoso é no Bob's.
O Blog Ética nos Negócios tem o prazer de receber Ricardo Bomeny, principal executivo do Bob´s.
Blog: Queremos começar esta entrevista pedindo para conhecermos um pouco do Ricardo Bomeny.
Ricardo Bomeny: É atualmente Sócio Gerente da VENBO Comércio e Alimetos Ltda (Bob's) e seu Diretor Superintendente desde Maio de 2002, acumulando também o cargo de CEO da Brazil Fast Food Corp., holding controladora da Rede Bob's. Exerce ainda a Vice-Presidência de Fast Food do SindRio (Sindicato de Restaurantes e bares do Rio de Janeiro), é Sócio Fundador e atual membro colaborador do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), é Vice Presidente recém eleito da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e é colaborador voluntário da Endeavor. Nascido em 05/11/1969 atualmente com 37 anos, casado e com 3 filhas é Administrador de Empresas, com Pós Graduação em Marketing, MBA em Finanças Corporativas e MBA em Varejo. Desempenhou diversas funções em empresas de Fast Food (Bigburger, Pastello e Bob's) ao longo dos últimos 17 anos com experiências em várias regiões do Brasil e algumas passagens no exterior.
Blog: Conte-nos sobre o início do Bob´s até chegar ao que é hoje: uma das mais importantes Redes de Fast Food do Brasil e também os planos de expansão da rede.
Ricardo Bomeny: O Bob's teve sua primeira loja aberta em 1952, em Copacabana, por um tenista campeão de Wimblendon chamado Robert Falkenburg. Ele trouxe dos Estados Unidos os conceitos mais modernos e inovadores do fast-food, adaptando os sabores ao tempero brasileiro, Nesta loja, que virou mania entre os cariocas, surgiram novidades como o ham'n'eggs, hamburger, hotdog, sundae e milk-shake, até então desconhecidos entre nós. A fama do Bob's espalhou e novas lojas foram surgindo em outros bairros do Rio. Em 1984, a rede iniciou o sistema de franquia, inaugurando uma loja em Vitória-ES. Atualmente a rede Bob's conta com 530 operações em todo o País, sendo a capital do Acre, Rio Branco, a única capital dos Estados brasileiros, que ainda não possui uma loja operando, mas com contrato assinado e em fase de contrução. O Estado do Rio de Janeiro reúne 170 estabelecimentos, seguido por São Paulo com 105 operações. A estratégia é crescer forte nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Brasília. Para 2007 estaremos abrindo mais 150 novos pontos de vendas. Estamos, também, consolidando nossa presença nos principais eventos promovidos no Brasil, dentre os quais o Carnaval do Rio de Janeiro, o Carnaval de São Paulo e os Jogos Pan-Americanos.
Blog: Quais os maiores desafios e responsabilidades que você, como principal executivo do Bob´s, tem que enfrentar no seu dia-a-dia? E no médio e longo prazo?
Ricardo Bomeny: Dentre os principais desafios que temos pela frente, poderia destacar a formação de pessoas, base essencial para o sucesso de uma empresa atualmente, foco em ações que nos insira em um contexto social responsável com várias ações sobretudo na área de educação, que nosso país tanto precisa e finalmente gerar valor e resultado para os nossos acionistas. A médio prazo teremos uma grande preocupação com a inovação, a melhoria constante de nossos serviços prestados aos consumidores e com a concorrência internacional cada dia mais presente em nosso país.
Blog: É consenso entre os consumidores, que os sanduíches do Bob´s parecem com aqueles que fazemos em casa. Qual é a receita de sucesso deste diferencial de mercado?
Ricardo Bomeny: Desde sua origem o Bob's tem buscado a adaptação dos conceitos de fast food ao sabor brasileiro. Os insumos utilizados nos seus produtos são fabricados no Brasil por empresas que conhecem as características deste consumidor. Não é por acaso que nosso slogam é "Gostoso é no Bob's". Poder sentir orgulho de servir os produtos do mercado é uma obsessão da empresa.
Blog: Um dos carros-chefes do Bob´s é o irresistível e inigualável MilkShake de Ovomaltine? E o resultado da parceria com a Nestlé no lançamento dos produtos à base do Neston tem alcançado as expectativas? Existe algum lançamento previsto para 2007?
Ricardo Bomeny: O milk shake de ovomaltine do Bob's vem aumentando sua participação no mix ano após ano. Seu sabor e textura inconfundíveis fazem dele um dois ícones do Bob's. Ampliamos nossa linha de milk shakes lançando um novo sabor bem brasileiro que fez lembrar o que popularmente é chamdo de vitamina de banana. Os cereais da Neston deram ao produto um apelo de saudabilidae, pois incorpora um alto teor de fibras. A avaliação deste produto foi a muito positiva. Temos alguns lançamentos para este ano, mas por hora ainda não podemos divulgar.
Blog: Um dos seus maiores concorrentes vem atravessando problemas, inclusive já existem rumores e até interessados na aquisição da operação do Brasil. Isso é uma questão que vem afetando as franquias no país de uma maneira geral?
Ricardo Bomeny: O franchising no Brasil vai muito bem, crescendo e se profissionalizando ano após ano. Inclusive há várias empresas iniciando o processo de internacionalização da marca, o que significa que o setor está chegando na sua maturidade. Hoje o Brasil conta com aproximadamente 700 franqueadores, e é natural que alguma empresa possa passar por algum tipo de revisão, ainda que na mudança de seu controle societário.

Blog: Outra famosa franquia de alimentação americana acaba de desembarcar no país. Isso afeta, de alguma forma, o Negócio Bob´s? O que esta sendo feito para amenizar e combater esses efeitos?
Ricardo Bomeny: No Bob's, costumamos dizer que o que mais nos preocupa é a informalidade, e não as empresas que atuam de maneira tradicionalmente correta como na maioria das vezes o fazem as redes internacionais. De qualquer modo, o Bob's está preparado para enfrentar seus concorrentes, como uma estrutura unida e sempre com visão de crescimento, fortalecimento da sua marca e construção do varejo formal no Brasil.
Blog: Há algo que você queira acrescentar sobre o Bob´s antes que iniciemos as perguntas sobre Gestão Responsável?
Ricardo Bomeny: O Bob's é uma empresa brasileira, sobrevivente, e que está enraizada na cultura do cidadão local e isso hoje em dia é uma questão muito importante pois a solidez e confiança de uma marca nacional sem dúvida agrega valor ao nosso país. Sinto muito orgulho, como brasileiro, de conduzir uma empresa como esta, onde conseguimos construir valores muito fortes e que aos poucos vem sendo reconhecido por todos.
Blog: Muito se fala sobre a Responsabilidade Social das Empresas. Qual sua opinião sobre esta nova realidade empresarial?
Ricardo Bomeny: A Responsabilidade Social tem a missão de incorporar às empresas uma nova visão sobre seus empreendimentos, baseados em relações duradouras e éticas com todo o público com o qual ela se relaciona. Suas práticas têm como objetivo a sustentabilidade no âmbito econômico, social e ambiental. A ResponsabilidadeSocial vem como uma solução empresarial para os problemas enfrentados pela humanidade, que se estendem desde a desigualdade social ao tão comentado aquecimento global.
Blog: Essa forma de gestão é de exclusividade das grandes empresas? É possível exerce-la numa rede de fast food?
Ricardo Bomeny: A Responsabilidade Social pode ser exercida por empresas de qualquer porte e de qualquer segmento.
Blog: Quais são os avanços do Bob´s na Responsabilidade Social?
Ricardo Bomeny: Muitos foram os avanços da Responsabilidade Social no Bob's, que perpassam por toda gestão empresarial, através do comprometimento em ações sociais a entidades não-governamentais, processos internos mais transparentes de contratação e promoção, divulgação dos valores observados através do desenvolvimento do Código de Ética, realização do Balanço Social, aprimoramento das relações com fornecedores, seleção de franqueados cada vez mais comprometidos com os valores divulgados, melhorias no Clima Organizacional.
Blog: Isso é patente nas lojas próprias – com operação Bob´s - ou também se estende às lojas franqueadas? Como é feito esse processo de conscientização?
Ricardo Bomeny: Os temas propostos pela Responsabilidade Social são recorrentes nas reuniões do Comitê de franqueados, que por sua vez têm autonomia para desenvolver ações sociais específicas mediante a necessidade do seu entorno. Há um proposta de envolver todas as lojas próprias e franqueadas dentro de uma única ação social.
Blog: Existe algum trabalho de coleta seletiva de lixo nas lojas Bob´s? Isso envolve a conscientização dos franqueados, funcionários e consumidores?
Ricardo Bomeny: A coleta seletiva do lixo é realizada na sede administrativa do Bob's, com ampla conscientização dos recursos utilizados e descartados. Em 2006, algumas lojas serviram de piloto para um projeto da ONU de Produção Mais Limpa, que visa aumentar a eficiência na utilização das matérias-primas, água e energia, além da minimização e reciclagem dos resíduos, a idéia é dar sequência ao projetos nas demais lojas da rede própria e franqueada.
Blog: O Bob´s não divulga as Ações de Responsabilidade Social em sua web site. Fique a vontade para comenta-las e descreve-las.
Ricardo Bomeny: Dentre os principais projetos de Responsabilidade Social, se destaca o Programa Bob's Diversidade que atesta o comprometimento da empresa com a DIVERSIDADE. O Bob's que crê na adoção desse valor como princípio básico de cidadania. Praticar a diversidade significa ter compromisso ético com a sociedade, pois as empresas estão entre os principais promotores de oportunidades de trabalho. O Programa Bob's Diversidade engloba os projetos Melhor Idade, que visa a contratação de homens e mulheres acima de 50 anos que possuem a função de ser os anfitriões das lojas, recepcionando nossos clientes; Primeiro Emprego, que contrata jovens a partir de 16 anos abrindo-lhes as portas para o mundo profissiona; e Bob's PPD, um programa pioneiro no fast-food de contratação de pessoas portadoras de deficiência física e mental.
Blog: Outra questão bastante atual e que vem sendo combatida por governos, instituições e até a classe médica, é a que se refere a Gordura Trans. O que existe de concreto sobre este produto - muito utilizado na indústria alimentícia - e o que o Bob´s planeja ou já tem realizado em seus cardápios e também para a conscientização de seus consumidores sobre seus possíveis malefícios?
Ricardo Bomeny: O Bob's, sempre preocupado com a saúde de seus consumidores, esta trabalhando conjuntamente com seus fornecedores, a fim de reduzir, ou até mesmo eliminar a gordura trans de seus produtos, adequando seus cardápios. Para a conscientização, mesmo não estando enquadrado na Resolução RDC-360 MS, estamos disponibilizando em todo o país, as tabelas de informações nutricionais, que informam aos consumidores desde a quantidade de gordura trans até o valor energético dos produtos.
Blog:. Qual o conselho que poderia ser dado àqueles empreendedores que como você, desejam ou já iniciaram suas franquias?
Ricardo Bomeny: Meu maior conselho é que estudem muito o negócio antes de fazê-lo. Prepare um bom Plano de Negócios, e considere sempre que é fundamental adotar práticas éticas e formais para que o projeto seja perene. Procure formar e tratar bem das pessoas que estão colaborando com você, e finalmente trate seu cliente como se fosse único.
Blog: Existe alguma outra questão que você queira comentar? Se não, fale um pouco sobre Ética nos Negócios. Qual a importância desse tema para uma organização?
Ricardo Bomeny: A ética orienta princípios e conduz as relações interpessoais objetivando o bem-comum. O cultivo de valores éticos é fundamental para o sucesso da organização a longo prazo e de maneira sustentável. Não se pode falar de Responsabilidade Social Empresarial sem que a empresa seja ética na relação com os clientes, com o público interno, acionistas e a própria relação com o meio ambiente.
Blog: Queremos agradecer o principal executivo do Bob´s, Ricardo Bomeny, pela participação e contribuição para a seção Entrevista CEO do Blog Ética nos Negócios.
Ricardo Bomeny: Obrigado pelo convite.

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER SE OBRIGaTORIO TER EM CADA LOJA FRANQUIADA UM MENOR APRENDIZ, UM MELHOR IDADE(ACIMA DE 50 ANOS) E UM PORTADOR DE DEFICIÊNCIA?
POIS NA MAIORIA DAS VEZES NÃO VERIFICO NENHUMA DAS PARTES!!!
OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
GRATA.......