Não posso deixar de registrar também, que no
Governo Sarney, a quem servi como Presidente da
Embratur, tive apoio e gestos generosos do Presidente José Sarney, assim como do ex-Ministro da Indústria e Comércio há época, José Hugo Castelo Branco. A todos eles sou muito grato pelas oportunidades que me ofereceram e pelo apoio que me disponibilizaram. As lições da experiência política foram enormes, sobretudo da humildade, da consciência e de não tomar decisões precipitadas. A política ensina muito e traz sabedoria para quem quer aprender.
João Dória Jr.: Fui professor de Marketing na
Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) durante três anos. Na verdade eu me formei aos 21 e aos 22 já era professor na mesma universidade onde eu havia me formado no ano anterior. Foi uma experiência também muito rica, muito importante. Foi muito enriquecedor poder ensinar e compartilhar com os alunos suas próprias experiências. Melhor aprendizado neste período como professor foi o da disciplina e a capacidade de interpretar adequadamente os alunos e exercer o sentido de justiça nas suas avaliações.
Blog: Quais as lições colhidas durante sua atuação na televisão nas décadas de 70 e 80?
João Dória Jr.: A Rede Bandeirantes foi uma escola tanto quanto a Rede Tupi de Televisão. Nestas duas redes aprendi a gostar de televisão e a respeitar os profissionais que atuam para produzir uma das melhores televisões do mundo que é a brasileira.
Blog: O programa “Show Business” traz matérias voltadas para o debate econômico em âmbito empresarial. Dirigido a um público alvo qualificado, o programa discute as idéias, os princípios e a prática da vida empresarial no Brasil nos seus diferentes níveis, do universo das micro ao das grandes empresas. A que se dá esse sucesso? Já existem algumas mudanças e novidades programadas para 2007?
João Dória Jr.: O Programa Show Business está no ar há 14 anos, próximo de completar seus 15 anos, ininterruptamente no ar, todos os domingos às 11 da noite. A razão do sucesso do programa está na qualidade dos entrevistados, na formulação das perguntas, na presença no mesmo dia e horário e emissora durante tantos anos, criando uma audiência cativa e renovando também essa audiência com jovens empreendedores e, particularmente, com as mulheres, que hoje representam 48% do público telespectador do Show Business.
Em 2007 nós teremos um novo cenário e novas vinhetas, mas vamos manter o conteúdo e o formato básico do programa que, felizmente, está consagrado.
Pesquisa do Instituto DataFolha realizada em maio deste ano revelou que 94% dos telespectadores do programa confiam nas informações e no seu apresentador. Isso é a melhor prova da essência e da credibilidade do programa.
Blog: O Grupo Dória Associados realiza também workshops. Para que serve este tipo de evento? Quais são os públicos-alvo? Quais os objetivos e os benefícios a serem alcançados pelos participantes?
João Dória Jr.: Nós realizamos o
FAMILY WORKSHOP ®, o
FÓRUM EMPRESARIAL ® de Comandatuba e também o
MEETING INTERNACIONAL ®. São três eventos importantes que reúnem presidentes das maiores empresas privadas do Brasil para discutir temas de interesse comum à economia privada do país. O FAMILY WORKSHOP ® especificamente, é um encontro além de discutir temas de ordem empresarial, discute também o papel e a importância da família no posicionamento de empresários e empresários ou dirigentes de corporações. Eu costumo sempre dizer que pais felizes são dirigentes de empresas mais justos e eficientes.
Blog: Dizem que o homem tem que plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Você já conseguiu realizar tudo isso, mas na sua opinião, o que mais dever ser acrescentado nesta frase visando complementar tudo aquilo que o homem dever fazer e praticar neste mundo?
João Dória Jr.: Felizmente eu plantei várias árvores, tenho três filhos e escrevi dois livros, mas a vida é movida a desafios, quem perde o sentido do horizonte na sua vida, começa a diminuir a sua razão de existência. O ser humano precisa encontrar sempre os seus desafios pessoais, espirituais, empresarias e culturais para poder se manter ativo, apaixonado, com vontade de viver na plenitude.
Blog: Você também atua no Terceiro Setor? Porque? Comente conosco a importância em se participar neste segmento de nossa sociedade?
João Dória Jr.: Sempre defendi a participação dos indivíduos e de empresas em programas do Terceiro Setor. País pobre e com enormes limitações como o Brasil obriga você a ter uma visão social em torno do que você faz e onde você vive. Você não pode agir de forma egoísta, pensando apenas no seu bem, no seu conforto e no seu bem estar. Há muitos anos eu dedico parte do meu tempo e também realizo investimentos pessoais e corporativos em instituições do Terceiro Setor.
João Dória Jr.: O LIDE é o maior e mais importante movimento empresarial do país. Hoje são 400 empresas, 800 dirigentes empresariais e 40% do PIB privado brasileiro reunido no LIDE. O objetivo deste movimento é valorizar a ética, defender a livre iniciativa, promover programas de responsabilidade social e defesa ambiental, e fortalecer as relações empresariais.
O LIDE além do EDH – Empresários para o Desenvolvimento Humano possui também o LIDEM que é o
Grupo de Mulheres Líderes Empresariais, presidido por
Chieko Aoki que tem por objetivo valorizar a presença da mulher em posições de liderança nos setores público e privado no Brasil.
O LIDE exige que as empresas tenham um faturamento mínimo de R$ 200 milhões. É fundamental que as empresas tenham, pelo menos, um Programa de Responsabilidade Social, Governança Corporativa e, se tiverem atuação na área ambiental, serem empresas que possuam a necessária responsabilidade ambiental.
Blog: Acreditamos que a Atuação Responsável de uma empresa engloba, necessariamente, a Responsabilidade Ética, a Responsabilidade Social e a Responsabilidade Ambiental e, a essas responsabilidades, damos o nome de Tripla Responsabilidade Corporativa. Na sua opinião, qual a relevância da ética nos negócios e da responsabilidade social e ambiental na gestão e no dia-a-dia das empresas?
João Dória Jr.: Empresas modernas são empresas que respeitam seus funcionários, que respeitam também os Programas de Responsabilidade Ética, Social e Ambiental. Para isso, não importa o tamanho da sua empresa e nem sua área de atuação, o que importa é o seu grau de consciência ética e de responsabilidade.
Blog: Além disso, quais são os principais avanços alcançados pelas empresas nesta tripla responsabilidade neste início de século e o que pode ser melhorado?
João Dória Jr.: O Brasil melhorou muito nos últimos quinze anos no seu padrão de Responsabilidade Social e Ambiental. Apenas na ética não acompanhou o mesmo ritmo. Infelizmente, os exemplos negativos do setor público acabam, muitas vezes, contaminando o setor privado, especialmente aqueles que mantêm relações com os governos. Ainda temos um longo caminho para melhor o posicionamento ético, tanto no setor público quanto no setor privado no Brasil.
Blog: O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios tem a principal função de fomentar a ética nos negócios e a responsabilidade social e ambiental, especialmente entre as crianças, jovens e adolescentes, em razão dos estudantes de hoje serem os futuros colaboradores, executivos, dirigentes e proprietários das empresas de amanhã. Para isso, conta com o Projeto RSC na Escola e com os Blogs Ética nos Negócios e Entrevista CEO. E, com estes projetos, acredita que possa contribuir com a formação de adultos-cidadãos e líderes socialmente responsáveis. O que você acha desta atuação?
João Dória Jr.: A proposta do Instituto Ética nos Negócios é louvável, sobretudo conscientizando os jovens da importância do respeito à ética. O grande movimento pela transformação do Brasil passa pela educação e neste sentido, passa também pelo ensinamento e obediência a ética junto às crianças e especialmente aos adolescentes.
Blog: Queremos voltar no assunto do EDH – Empresários pelo Desenvolvimento Humano para saber de que forma as empresas podem participar deste importante movimento.
João Dória Jr.: Empresas privadas podem ser voluntárias e apoiar os programas do EDH, mas essa colaboração passa, necessariamente, pela integração das empresas ao LIDE e a partir do LIDE terem uma atuação no plano social através do EDH. O trabalho de informações sobre o LIDE os leitores e participantes do Blog Ética nos Negócios podem consultar nosso Web Site.
Blog: Para finalizar, qual o conselho que você pode dar para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho ou àqueles que vislumbram crescer profissionalmente em suas empresas?
João Dória Jr.: O melhor conselho que eu posso oferecer aos jovens é confiar nas suas iniciativas, serem perseverantes, serem éticos, terem espírito de equipe, nunca perderem a humildade e colocarem os seus sonhos como objetivos a serem alcançados.
Blog: Foi uma enorme satisfação para o Blog Ética nos Negócios conversar com o João Dória Jr.. Nosso espaço estará sempre aberto para você. Um abraço grande.
João Dória Jr.: Eu queria agradecer o Blog mais uma vez pela oportunidade da entrevista, portanto fica aqui o meu sincero agradecimento.
8 comentários:
Gostaria de saber o contato da AME jardins, já procurei pela internet de todas as maneiras e não encontrei, se alguem puder me ajudar... Muito obrigada! claudias.lopes@terra.com.br
C A N S E I do João Dória!
QUEM SE CANSA DE JOAO DÓRIA É PQ NÃO TEM ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
GOSTARIA DE VER MAIS EMPRESÁRIOS E TBEM AS PESSOAS DO SETOR PÚBLICO COM VISÃO SOBRE ÉTICA .
Ser ético é uma coisa.Ter uma aparência ética é outra totalmente diferente à idéia, ao conceito e ao princípio da ética.Dr João Doria sabe muito bem o que cito...
Ainda que cause contoversias tratar este assunto sou impedido de prosseguir meu comentário justamente por questões de ética profissional.
Uma coisa é perfeitamente clara e evidente: ele é um Homem altamente inteligente, talvez até um perfeito orador. Enfim, merece minha admiração.
Oswaldo
politico da elite do psdb,muito esperto.
Só Balela politico da Elite inventou um movimento junto com o presidente racista da philips para derrubar o Nosso maior presidente q divemos nesse pais tem q ficar de 4 e engolir o Lula
sr. Paulo, meu nome é Aparecida Fernandes tenho uma micro empresa e gostei muito de sua entrevista e achei bom saber que virão novas leis para nos ajudar afinal somos nós os pequenos que fazemos a diferença.
gostaria que me passassem algum enderço ou email para que eu possa enviar algumas sugestões.
obrigada
Postar um comentário